Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

domingo, 15 de abril de 2012

Quintais e Jardinagem Agroflorestais - disciplina optativa



Caros estudantes, será oferecida uma disciplina optativa chamada "Quintais e Jardinagem Agroflorestais", durante o primeiro semestre letivo de 2012.

Os estudantes irão conduzir o processo de elaboração e execução do projeto de paisagismo da área do nosso prédio. 

Durante o processo de elaboração do projeto, serão realizadas consultas à comunidade do CST-Agroecologia, sobre as suas expectativas em relação ao jardim. O projeto elaborado também será apresentado à comunidade antes de sua execução.

Ela ocorrerá às quintas-feiras, sendo uma turma das 07:30 às 10:00 e outra das 13:30 às 16:00. Nosso primeiro encontro ocorrerá nesta quinta-feira dia  19/04, quando serão fornecidas maires informações sobre a matrícula. 

TODOS OS INTERESSADOS DEVEM COMPARECER!

A disciplina será de caráter muito prático, sendo que os estudantes deverão adquirir suas ferramentas (isso será explicado no primeiro encontro).


3. BASES TECNOLÓGICAS:
3.1. Introdução aos SAFS e quintais agroflorestais
3.2 Tecnologias sociais para quintais
3.2.1 Técnicas de irrigação alternativas para quintais: micro, cotonete, garrafa pet, gotejamento.
3.2.2 Princípios de compostagem e minhocultura biofertilizantes;
3.2.3 NoçÕes de cultivo de hortaliças orgânicas; cultivo de árvores frutíferas; cultivo de ervas medicinais; consócio de plantas;
3.2.4 inseticidas naturais;
3.2.5 Atração de aves: comedouros e bebedouros alternativos para aves;
3. Elaboração de croquis

4. METODOLOGIA:
  1. Aulas expositivas e dialogadas que devem contar com a participação de todos estudantes, com contribuições oriundas das experiências pessoais de cada um e do conteúdo trabalhado no curso;
  2. Leitura de textos-base selecionados pelo professor;
  3. Planejamento e execução do paisagismo da área em volta do prédio de aulas inspirado em sistemas agroflorestais.
  4. Elaboração de fichamentos, resenhas, mapas conceituais, textos dissertativos, resumos e projetos relacionados aos temas trabalhados;
  5. Sistematização, apresentação e socialização de temas por meio de seminários;
  6. Possível realização de visitas técnicas à experiências relacionadas à disciplina.

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