Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

IFB larga estudantes ao abandono e humilhações por conta do transporte coletivo


Campus Planaltina na mídia... Se o ônibus não vem, as noticias voam...

Por Rick Pereira, Tiago Evangelista, Carla Geane, Sueli Souza, Letícia, Elmar Fonseca, Mariana Maria, Namuhell Oliveira, Isaias Costa, Heitler, Carlos Mandrado, Thiago Martins, Gustavo Meneses, Camila Mariana, Juana de Carvalho, Ana Paula, Katrine Lopes, Joice Chaves, Deuber Severo, Antônio Vieira, Luiz Wagener, Fernando Soares, Camila Reis, Eder Alves, Wilsso Fonseca, Leinede Daiani, Maycon Silva, José Nilton, Gerivam Pereira, Douglas Santos, , Anderson Moreira, André Melo.
 

O IFB é uma instituição FEDERAL que fica na zona rural de Planaltina-DF. Portanto, já dá para se imaginar a tremenda dificuldade que os estudantes enfrentam para chegarem ao IFB. São estudantes de diversas cidades-satélites que ficam bem distantes dali. A maioria dos estudantes acorda às 4 da madrugada para conseguirem pegar o ônibus na rodoviária do Plano Piloto exatamente às 6 da manhã. Mas o ônibus da linha 622, que é conhecido pelo nome de Colégio Agrícola, simplesmente não passa!

O maior problema é que só tem esta linha como opção para deixar os estudantes no IFB, mas nem com identificação o ônibus está vindo. Quando vem, está escrito com tinta branca de ENGRACHAR SAPATO!...  Cai a chuva, apaga tudo, não dá para ver nada. O ônibus atrasa e muitas vezes não passa mesmo, deixando os estudantes literalmente no pé, porque quando se perde este ônibus, os estudantes precisam pegar outros ônibus que não vão até o IFB. Por este motivo, os estudantes têm que andar 2 km de distância. Isto é uma humilhação e ao mesmo tempo um grande descaso com todos os estudantes do IFB, que chegam muito cansados por causa do estresse do ônibus. Mantenha-se calmo: o pesadelo não acabou! Quando chegam ao IFB são barrados no refeitório para não tomarem o café da manhã só porque não são residentes.





IFB, mas que vergonha! Estudante que não se alimenta direito também não rende direito em sala de aula.

Todas estas questões concernentes ao ônibus já foram levadas à coordenação. E, sabe o que fez a direção do IFB? ABSOLUTAMENTE NADA e só repetem que isto é um problema do DF-Trans. Mas nós sabemos que a Reitoria tem como dialogar e mudar esta história. Mas porque não tomam uma atitude, qual é o problema? Então, nós os estudantes do IFB exigimos aqui, por este meio de comunicação social do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) que, pelo menos, a Reitoria libere os ônibus que estão parados nos estacionamentos do IFB, no total de 3 ônibus, 1 micro-ônibus e 1 van, ou seja, 5 veículos disponíveis para pegar jovens que só querem estudar. É muito fácil resolver, pois se o governo corrupto do Agnelo, que é o governo do PT, o mesmo da Dilma, não quiser resolver o caos do transporte coletivo do DF, então liberem os ônibus que estão parados e sem função no IFB.

Que vergonha IFB, que vergonha governo federal: até na hora de sair ônibus do IFB às 18:00, ainda saindo às 20:00 da noite. Estudantes tiveram que acender até uma fogueira para não passarem frio na parada de ônibus! Diretores do IFB até foram conversar com um motorista, mas NADA FOI RESOLVIDO e continua tudo do mesmo jeito.Dilma, Agnelo, Direção do IFB, Coordenação e Reitoria do IFB e DF-Trans, nós não somos palhaços, somos estudantes, queremos estudar!

Educação não é favor, é direito!

Lutar para estudar, estudar para lutar!

2 comentários: