Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

sábado, 21 de abril de 2012

Guia de Campo da Vegetação do Cerrado – 500 espécies




APRESENTAÇÃO

A publicação Guia de Campo da Vegetação do Cerrado – 500 espécies, que ora disponibilizamos ao público é uma contribuição do Departamento de Florestas (DFLOR.SBF.MMA) voltada ao esforço de difusão de informações referentes ao bioma Cerrado, procurando com isso sensibilizar e conscientizar o grande público do valor e importância estratégica desse bioma para a conservação da biodiversidade brasileira.

A publicação traz informações básicas sobre 500 espécies de ocorrência no bioma, acompanhadas de fotografias obtidas de exemplares crescendo em condições naturais, a maioria delas em unidades de conservação da natureza. Com ela os visitantes dessas áreas protegidas terão condições e um estímulo adicional para observar e admirar a bela e diversificada flora do Cerrado.

No Brasil, embora os avanços obtidos no alcance das metas nacionais de biodiversidade da CDB não tenham sido homogêneos, uma destas foi integralmente cumprida, a que se refere a publicação de listas e catálogos das espécies brasileiras (meta 1.1). Destacamos aqui o lançamento da“Lista de Espécies da Flora do Brasil” (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/), editada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 2010. Com a edição desta Lista o MMA contribui com a implementação da Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC), facilitando o consenso e a sinergia nos níveis global, nacional, regional e local para impulsionar o conhecimento e a conservação de plantas.

Com a disponibilização deste Guia de Campo da Vegetação do Cerrado procuramos difundir, de maneira mais simples e direta, uma parcela ainda pequena dessa grande quantidade de espécies vegetais que figuram na “Lista de Espécies da Flora do Brasil”, focando as plantas do bioma Cerrado. É uma complementação numericamente ainda modesta, considerando que somente de Angiospermas a Lista de Espécies da Flora do Brasil elenca 31.156 espécies, porém significativa na perspectiva de popularizar e ampliar a difusão do conhecimento sobre a biodiversidade nacional, em sintonia com as diretrizes de ações do Ano Internacional das Florestas.
Braulio Ferreira de Souza Dias - Secretário de Biodiversidade e Florestas/MMA




Nenhum comentário:

Postar um comentário