Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ANA promove seminário sobre Água e Patrimônio Cultural


Especialistas debatem a importância dos aspectos culturais na gestão de recursos hídricos
10/04/2012 11:36
A- A+
Divulgação
compartilhar:
A Agência Nacional de Águas (ANA), em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), promove nos dias 17 e 18 de abril o seminário Água e Patrimônio Cultural, no auditório da ANA, em Brasília. O objetivo é debater o tema e apresentar os principais instrumentos legais de proteção desse recurso, disponíveis nas legislações de meio ambiente, recursos hídricos, fomento ao turismo e proteção ao patrimônio cultural.

Profundamente enraizada nas tradições culturais de todos os povos no planeta, a água possui uma dimensão cultural que deve ser considerada nas decisões políticas. Isso porque a suadistribuição é desigual no planeta, além de ser um bem cada vez mais escasso e motivo de conflitos nacionais e internacionais. Tensões relacionadas a água podem possuir forte componente cultural, devido a diferentes percepções sobre o seu valor. Conhecer e respeitar os aspectos culturais relacionados ao uso e à gestão das águas em cada região e sociedade é importante para evitar projetos ou políticas com potencial para gerar ou fomentar conflitos.

O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Para se inscrever os interessados devem enviar e-mail para andreya.araujo@ana.gov.br até 16 de abril, com as seguintes informações: nome, cargo, instituição, e-mail, telefone e endereço.

Água e Cultura: Além de guardar forte dimensão simbólica, a água é recurso essencial para a vida, a saúde humana e ambiental, e é elemento fundamental das paisagens onde são desenvolvidas práticas produtivas, rituais, celebrações, mobilizações sociais e atividades de turismo sustentável. Também é fonte de expressão artística, com significados moldados culturalmente no meio urbano, rural, florestas e nos distintos biomas do território. Em 2012, a ANA valoriza a abordagem da água como patrimônio cultural tanto nesse seminário como no Prêmio ANA.

Premio ANA 2012: Para a categoria “Água e Patrimônio Cultural” poderão concorrer projetos e iniciativas que se destaquem pela contribuição na promoção e proteção do patrimônio hídrico nacional, por meio de instrumentos como o tombamento, a chancela, o reconhecimento como paisagem cultural que apontem caminhos para assegurar tanto os usos múltiplos da água quanto os culturais e de valor cênico e paisagístico. As inscrições podem ser feitas até 1º de junho. Mais informações pelo site:http://www.ana.gov.br/premio2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário