Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

MCTI discute apoio a centros tecnológicos de agroecologia


JC e-mail 4470, de 04 de Abril de 2012.
Disponível em: 
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=81863
 
MCTI discute apoio a centros tecnológicos de agroecologia
 
O reforço para os CVTs na área foi tema de reunião com representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Meio Ambiente, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Educação.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) discute novas formas e parcerias com o objetivo de viabilizar apoio e recursos para os centros vocacionais tecnológicos (CVTs) na área de agroecologia. Esse foi tema da reunião realizada, nesta terça-feira (3), em Brasília, com a participação de representantes dos ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Desenvolvimento Agrário e da Educação. No encontro, foi avaliada a possibilidade de um edital conjunto voltado para esse segmento.

Os CVTs são unidades de ensino e profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico e conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.

Esses centros estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando em conta a vocação da região onde se insere.

Núcleo no Distrito Federal - Nesta linha, foi inaugurado nesta segunda-feira (2), em Planaltina (DF), o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Agricultura Familiar, no campus do Instituto Federal de Brasília (IFB), destinado ao curso de Agroecologia. Trata-se de um espaço de 792 metros quadrados de área construída, contendo quatro salas de aula, um laboratório, uma sala de videoconferências e sala de professores.

Além do prédio, foi entregue um galpão multiuso com 600 metros quadrados, destinado à produção e armazenamento de composto orgânico, biofertilizantes, armazenagem de ferramentas e insumos; uma estufa em arcos de 400 metros quadrados, que vai auxiliar na produção de mudas de hortaliças e espécies nativas e outras duas estufas, de 240 metros quadrados, que serão utilizadas para fins didáticos e produção de hortaliças.

O secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Eliezer Pacheco, participou da cerimônia de inauguração. O núcleo contou com o apoio da Secis e, segundo Pacheco, a ideia é tornar o espaço "um centro de referência em tecnologia social para a agricultura familiar".

Para a coordenadora do curso de agroecologia, Júlia Neves, os novos espaços vão permitir um aumento considerável na qualidade das aulas práticas. "Essas estruturas têm um importante significado na consolidação de nossa prática em busca de soluções sustentáveis para os produtores rurais, além de abrir um vasto campo de possibilidades de experimentação e pesquisa para nossos estudantes", disse.
(Ascom do MCTI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário