Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Visita Técnica OCA PARNACV

(Enviado pela professora Elisa Bruziguessi)

Nos dias 18 e 19 de junho a turma do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do segundo semestre (STA2) realizou uma visita técnica à OSCIP Oca Brasil e ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros acompanhados do professor Igor Oliveira que ministra para a turma a disciplina de Vivências em bases Agroecológicas e por mim, professora Elisa Bruziguessi, que ministro a disciplina de Ecossistemas Brasileiros e Bioma Cerrado.

No final da manhã do dia 18 chegamos à cidade de Alto Paraíso, GO e fomos conhecer uma agroindústria caseira de desidratação e processamento de banana e abacaxi, onde além de conhecer a estufa de desidratação e conversar com a produtora foi possível conhecer uma diversidade de produtos fabricados e comercializados no local. Em seguida a turma passou para conhecer a feira de produtores da cidade onde estavam sendo comercializados mel, frutas, hortaliças, artesanatos e livros.

Próximo ao horário do almoço chegamos à OCA Brasil, uma organização que desenvolve atividades sócio ambientais na região desde 1993 e possui um trabalho consolidado com Sistemas Agroflorestais (SAF). Fomos recepcionados pela diretora da OCA, Muskan, que nos deu as boas vindas e fez uma apresentação sobre os objetivos e trabalhos desenvolvidos por esta Instituição. O Agricultor e consultor em SAF, Namaste, apresentou-se brevemente e nos convidou para em uma próxima oportunidade conhecermos a sua propriedade onde ele vive dos plantios de Agrofloresta.


Durante toda a tarde o grupo conheceu diferentes sistemas agroflorestais ali localizados, com idades variando de 1 mês a 9 anos, além de desenhos e espécies diversificados. O monitor que nos acompanhou, Namaste, possui ampla experiência na área e acompanha estas agroflorestas desde do início por isso pode explicar as peculiaridades de cada plantio e responder a uma série de dúvidas e curiosidade dos estudantes. Por meio desta visita foi possível verificar as potencialidades deste método de plantio e inspirar para futuras práticas ao longo do curso.

Além da oportunidade de visualizar e aprender com as Agroflorestas da OCA Brasil, foi possível durante nossa estadia apreciar um cardápio diferenciado, com produtos orgânicos e vegetariano como por exemplo um delicioso estrogonofe feito com um creme extraído do baru (fruto nativo do Cerrado), além de poder contemplar um ambiente rústico e aconchegante rodeado de agroflorestas produtivas e paisagísticas.


No dia seguinte o grupo seguiu para o Vilarejo de São Jorge acompanhado de um guia local que conhece bastante a região e seu patrimônio natural. No meio do caminho a turma parou para conhecer o Jardim de Maytreia, uma bela paisagem constituída por uma vereda na beira da pista. O guia ressaltou sobre o problema do fogo, muito frequente também na região e que no ano passado atingiu além cerrado sentido restrito esta vereda e outras matas de galeria, como os estudantes puderam visualizar.


Ao chegar em São Jorge nos dirigimos a recepção do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros onde recebemos informações sobre o parque e a trilha que iríamos fazer. Acompanhados de mais duas guias o grupo seguiu por uma trilha de 12 km onde foram feitas paradas estratégicas para mostrar os atributos naturais do parque e também falar um pouco da sua história desde quando ainda era uma área de garimpo. Os estudantes puderam ver diversas fitofisionomias do Bioma Cerrado e várias espécies vegetais, sendo que algumas delas possuem distribuição restrita a aquele ambiente. Foi possível visualizar a cachoeira de Salto de 120m em um mirante ever de mais perto a Cachoeira Salto de 80m, onde foi realizada uma parada para banho. Em seguida o grupo seguiu para outra cachoeira chamada Corredeiras e após um energizante mergulho voltou pelas trilhas em meio à vegetação natural. Portanto além de apreciar as belíssimas paisagens foi possível conhecer um ambiente bastante peculiar, um cerrado rupestre e suas espécies endêmicas, possibilitando assim ilustrar e aprofundar conteúdos vistos em sala de aula. A turma STA2 pode conhecer o histórico de criação, a beleza, importância, potencial e desafios deuma das mais importantes áreas protegidas do Bioma Cerrado.


Durante a trilha também foi  iniciado o trabalho de identificação, registro fotográfico e mapeamento das árvores e outros atributos da trilha, com o objetivo de aperfeiçoar as próximas visitas técnicas e possibilitar futuras pesquisas relacionadas ao tema. Este banco de dados será alimentado a cada semestre com a coleta realizada em cada visita técnica.



Mais fotos em:
2011-06-18 OCA PARNACV





Nenhum comentário:

Postar um comentário