Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Inauguração do Viveiro Escola

Todo viveiro é uma escola, e me arrisco a dizer que é a melhor escola para quem quer conhecer e aprender sobre a vegetação de um lugar, no nosso caso o Cerrado.

Dentro das atividades de um viveiro, temos de identificar as árvores matrizes para a coleta de sementes, o que exige "caçar" e andar entre as árvores, ou seja, vivenciar o Cerrado. Para coletar as sementes é preciso acompanhar a fenologia, e portanto conhecer as mudanças de cores e de queda das folhas, o surgimento e polinização das flores e o desenvolvimento dos frutos de cada espécie.

Ao conhecer o fruto e seu tempo de maturação para coleta, chegamos no alvo que são as sementes a serem coletadas. Depois de coletadas devem ser beneficiadas e armazenadas adequadamente para posterior uso. Algumas não devem ser armazenadas, e sim imediatamente semeadas.

Ao semear, podemos observar que a plântula que surge não é necessariamente idêntica à árvore adulta, e passamos a conhecer também os "filhotes" das futuras árvores.

Vocês conseguem perceber o potencial de aprendizado que acontece dentro das atividades de um viveiro? Foi trabalhando em viveiros que aprendi muitas das coisas que hoje me são úteis. E agora?

Agora inauguramos nosso Viveiro Escola, que apesar de ainda não ter a sua sala de aula construída, já funciona como escola viva e sem paredes. Todos interessados em colaborar e curiosos em aprender são bem vindos, basta procurar nosso grande Elvécio, que também precisa de muita ajuda para fazer o viveiro atingir todas as suas potencialidades. E quem vai fazer isso? Essa resposta quem tem é você!

O viveiro faz parte das metas do projeto "Rio São Bartolomeu Vivo", e é um dos elementos do "Centro de Recuperação Ambiental do Alto São Bartolomeu", apoiado pela fundação Banco do Brasil e parceiros.

A inauguração contou com a presença de diversos parceiros do IFB, entre eles representantes das comunidades beneficiadas com o projeto, estudantes, o presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa do DF (Paulo Breta Salles), Deputado Joe Valle, Presidente do Ibram (Moacir Bueno), representantes da FUNATURA (César Vítor e Juliano Minervino), IPOEMA (Eduardo Lyra Rocha, Thiago Jacintho e Cláudio Jacintho), REDE TERRA (Zizo Simeom), representantes da Estação Ecológica de Águas Emendadas, EMBRAPA CERRADOS (Fabiana e José Filipe Ribeiro), IFAMBIENTAL (Paula Petraco)diretoria e reitoria do IFB entre outros.

Agora temos de aproveitar ao máximo esta estrutura e tentar atender a expectativa gerada sobre o nosso trabalho. Além de sevir de apoio para as disciplinas regulares, ele também servirá para tividades de extensão e pesquisa. Ainda temos muito o que construir, e para isso precisaremos da ajuda de todos!!!

Mais notícias sobre a inauguração em:
http://www.ifb.edu.br/planaltina/noticias/2296-ifb-e-parceiros-inauguram-viveiro

Um comentário:

  1. Bom dia meu nome è salvador alves, sou tecnico em gestao ambiental e meu foco foi sempre o cerrado sou extremamente curioso com as especies deste rico bioma,flora fauna e sua biologia,estou desempregado e necessito trabalahar atraves de contrato ou nâo,este projeto de voces esta de acordo com minhas aptdôes e parabenizo pelos aos que criaram.

    -tenho espirito de lideranaça e ja coordenei um projeto de elaboraçao de trilha ecologica para o publico geral com inclusao de pessoas com necessidades especiais aqui no Recanto das Emas
    -sou bastante familirizado com o cerrado principalmente a flora conheço por nomes populares as que não sei pornome conheço muitas de vista fica facil para trabalahar
    -gosto de embrenhar na mata faço porque gosto
    e necessito aprender mais sobre este bioma me dê uma oportunidades para que eu desenvolvo o meu talento junto com voces obrigado.fone (61)92910651

    ResponderExcluir