Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ESTUDANTES DE AGROECOLOGIA PROMOVEM CURSO DE CRIAÇÃO DE AVES COLONIAIS

Enviado por Luciano Bernardo, lucianobernardo@yahoo.com.br


Na última segunda-feira, dia 6 de junho de 2011, foi realizado, em Planaltina e Taguatinga, curso sobre a criação de aves coloniais em sistemas de produção sustentáveis. O evento foi organizado pela turma do segundo semestre de Agroecologia (STA2) do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília – IFB, sob a coordenação da professora Julia Eumira. O evento foi organizado a partir da disciplina Bem-Estar Animal.

O curso teve como público principal os estudantes do curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia, voltado a agricultores e filhos de agricultores de assentamentos da reforma agrária, além de estudantes de Agroecologia, do Técnico em Agropecuária e professores.


No período da manhã, aconteceu no auditório do IFB palestra do pesquisador João Paulo Guimarães Soares, da Embrapa Cerrados, abordando os princípios agroecológicos que devem nortear uma integração lavoura e pecuária, assim como todas as estapas que devem constar do planejamento da criação de aves em bases sustentáveis, desde a escolha do local e das linhages de aves, até a legislação vigente. Foram abordadas também as necessidades com relação às instalações para que estas propiciem um ambiente adequado ao bem-estar animal, e também a uma criação em bases agroecológicas.

No parte da tarde, a turma visitou uma propriedade em transição agroecológica em Taguatinga, para ver na prática alguns dos conceitos apresentados durante a manhã. A produtora Massae Watanabe mostrou, além da criação de aves poedeiras, outros aspectos da propriedade como hortas orgânicas, policultivos, adubação verde e agroflorestas.

Fotos do evento podem ser conferidas na página:

Um comentário:

  1. Bom. Quando comecei fazer esse curso não tinha nenhuma noção de como funcionava a tão falada agricultura sustentável! hoje eu sei como funciona e quais os processos que devo seguir pra esse tipo de transição... Marco Aurélio Ferensovicz Aluno do técnico agropecuário com enfase em agroecologia ....

    È isso ai .. esperamos que os próximos sejam boms porque os melhores estão aqui!!!

    ResponderExcluir