Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

sábado, 11 de junho de 2011

Subject: BICICLETADA!

Boa tarde, pessoal.

Com o intuito de construir edificações em área de preservação ambiental, algumas construtoras têm-se utilizado de artifícios relacionados a questões ambientais, distorcendo a verdadeira motivação pelo qual desejam ocupar uma extensa área denominada de Parque Ecológico das Sucupiras. Estamos falando da Expansão do Sudoeste, construção da Quadra 500.

Muitas pessoas da comunidade vêm lutando contra isso tentando salvar essa área remanescente de cerrado.

Acontece que as construtoras estão promovendo, com suposto "cunho ecológico", um passeio ciclístico neste domingo, dia 12/06/2011, utilizando-se do poder do marketing para maquiar seus objetivos.Uso da questão do ciclismo para esconder a intenção de ocupação da área preservada.

Os colegas do Rodas da Paz estão alertando sobre as reais intenções das construtoras. Talvez seja o momento de aproveitar para desmascará-las publicamente. Leiam abaixo correio recebido do presidente da APES (Associação Parque Ecológico das Sucupiras), Fernando Lopes, denunciando a ação que utiliza a questão das bicicletas e atividades esportivascom finalidade distorcida.

Assim, haverá distribuição de panfletos amanhã no local, para conscientização da população sobre a necessidade de preservação do Parque e contra a expansão do Sudoeste.

Abaixo, reproduzimos:

1. E-mail sobre a "Bicicletada", enviado por Fernando Lopes da APES;

2. Blog da APES para maiores informações, bem como texto sobre o assunto extraído de lá.

3. Endereço do Abaixo-Assinado online contra a expansão para sua adesã0
Agradecemos pelo apoio de todos, reenviando este e-mail a seus contatos.

Um abraço!
Paulo
1) E-mail sobre a Bicicletada

Date: Sat, 11 Jun 2011 08:46:33 -0300
From: fclope@uol.com.br
Subject: BICICLETADA!

Prezados amigos
Fui procurado ontem pelo pessoal do Rodas da Paz, preocupados com um passeio ciclístico programado para acontecer amanhã, domingo, no Sudoeste. Eles perceberam que o evento está sendo patrocinado pela Antares, com o objetivo de promover a expansão. Ontem, também, um amigo me ligou para dizer que seu vizinho chegou em casa com um kit-passeio (com barra de cerais e tudo mais), pró- quadras 500, que haviam lhe dado na academia. Pretendem divulgar a expansão como algo ecológico, pró-bicicleta e natureza. Seu slogan é "Quadras 500 é legal".

Fomos convidados informalmente pelos organizadores a participar, levando nosso material - panfletos, camisetas.

Penso que é importante mostrar, nesse evento aberto à comunidade, nossa posição.

AMANHÃ, DOMINGO 12/06 , ÀS 9H, NO PARQUE DO BOSQUE, PRÓXIMO AO INMET.

Estão montando uma forte estrutura para esse evento, com previsão de música e lanche ao final. Será muito bom estarmos lá para informar a comunidade!

É importante participar. Quem quiser ir, entre em contato, para mais detalhes. Fernando - 99790856

2) BLOG DA APES (Associação Parque Ecológico das Sucupiras)

O verdadeiro Blog da Associação do Parque das Sucupiras é http://apesucupiras.blogspot.com/

Fiquem atentos, está sendo divulgado na net um outro blog que veicula informações erradas. Estratégia sub reptícia. Veja abaixo maiores esclarecimentos sobre o assunto, extraídos do blog da associação.

PELO CERRADO - CONTRA A EXPANSÃO DO SUDOESTE!

A Antares Engenharia pretende destruir a última reserva de cerrado na área central de Brasília, junto ao Eixo Monumental, para construir 22 prédios de 6 andares e seis prédios comerciais - a expansão do Sudoeste. A comunidade está contra.

O projeto desrespeita o Decreto Brasília Revisitada, de 1987, de Lúcio Costa (veja mapa). Notícias enganosas, em edição especial do Jornal da Comunidade e em outros órgãos da imprensa, afirmam que a expansão está autorizada. Não está. Continua em vigor a liminar da Vara do Meio Ambiente que proíbe a construção. Outras inverdades:

- “A quadra 500 está prevista como área residencial no planejamento de Lúcio Costa.” Errado. O decreto estabelece que NÃO se pode construir nessa área.

- “Projeto prevê quadra ecologicamente correta”. Ao contrário, a expansão traria sobrecarga às redes de esgoto e pluvial, entre outros danos: mais calor e impermeabilização do solo.

- “Impacto no tráfego da região é zero.” O trânsito em Brasília está ficando inviável. Uma das causas é a especulação imobiliária desenfreada. A expansão aumentaria em 10% a população do bairro, com mais de 4.000 carros.

3) ABAIXO-ASSINADO ONLINE CONTRA A EXPANSÃO
http://www.petitiononline.com/apes/petition.html


Mara Cristina Moscoso

maramoscoso@gmail.com

Fórum de ONGs Ambientalistas do DF

http://informe-ambiental.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário