Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

domingo, 28 de agosto de 2011

Simposio Irrigação de Hortaliças Urbanas e periurbanas

O simpósio é o primeiro evento no Brasil a levantar a discussão sobre a qualidade da água usada na a irrigação, produção e pós-colheita de Hortaliças, com foco em regiões urbanas e periurbanas.





O objetivo do evento é discutir a qualidade da água usada na agricultura, em seus aspectos técnicos e legais. Ainda, visa despertar e congregar profissionais de Ensino, Pesquisa, Extensão, Agroindústria, além de produtores rurais, estudantes e instituições/empresas para o uso sustentável da água para irrigação.

A cidade de Brasília foi escolhida para sua realização tendo em vista aqui se localizar o Centro Nacional de Pesquisa em Hortaliças - Embrapa Hortaliças, organizadora do simpósio. O período da realização será de 9 a 10 de novembro de 2011.

A quantidade e a qualidade dos recursos hídricos tem sido motivo de grande preocupação para a humanidade tendo em vista o aumento da demanda do abastecimento doméstico e de todos outros setores da economia, além dos impactos à saúde e ao meio ambiente causados pelo manejo e uso inadequado.

A sociedade atual é consciente sobre o uso de produtos agrícolas oriundos de boas práticas agrícolas. A demanda por produtos orgânicos e da agroecologia é crescente a cada dia, exigindo pesquisas, desenvolvimento e inovação de novas tecnologias poupadoras de água e energia que mantenham a sustentabilidade dos recursos naturais, em especial, a água.

Diante desses cenários, espera-se que o simpósio venha potencializar e direcionar esforços no sentido de explorar novos caminhos para o uso racional da água, preservando suas características físicas, químicas e biológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário