Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Recursos Hídricos do DF é debatido por novo conselho


O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Eduardo Brandão, deu posse à nova turma de conselheiros do Conselho de Recursos Hídricos – CRH nesta quinta-feira (11), no auditório da Adasa. O conselho foi criado em março de 2009 e reúne nove órgãos componentes entre eles, secretarias e órgãos do governo, universidades, órgãos não-governamentais e representantes da sociedade civil. O conselho abrange todos os comitês de bacias hidrográficas do DF: o dos afluentes dos rios Maranhão, Preto e Paranoá.  
O evento de posse foi o primeiro encontro na nova gestão de governo de Agnelo Queiroz. O objetivo do conselho é buscar soluções para as questões de Recursos Hídricos do DF. Segundo o secretário o mais importante é ser consciente de todas as questões existentes na área. “Somente assim será possível buscar soluções. Problemas temos demais, principalmente como abastecimento de água do DF, se estivermos cientes poderemos equacionar ou, ao menos, minimizá-los”, disse ele.
Entre as questões importantes levantadas na reunião estão o abastecimento de água nos condomínios horizontais, rediscussão do PDOT, aprovado este ano, Corumbá IV, reutilização da água, assoreamento do Lago Paranoá, uso desordenado do solo, entre outros.
Segundo o secretário Eduardo, o CRH é o fórum ideal para o debate dos assuntos levantados. “O conselho reúne as principais autoridades responsáveis pela água do Distrito Federal. Aqui saberemos os problemas de cada área e poderemos apontar caminhos alternativos para mitigar o dano já causado”, explicou ele. Júnia Bittencourt, representante da União dos Condomínios Horizontais e Associação dos Moradores no DF, levantou um ponto importante na reunião. “Sabemos que os condomínios são uma realidade no DF e, sejam eles formais ou não, há muitos que ainda estão sem o correto abastecimento de água. Não dá mais para voltar atrás, somos potenciais fortes no que tange à poluição, mas temos agora que buscar outras formas de minimizar isso”, disse ela.
O secretário finalizou a reunião falando do exemplo que a Semarh está adotando na revitalização dos parques do DF. “Até um dia desses éramos o primo pobre do governo e eu entendo que há outras áreas mais prioritárias como a saúde, segurança e educação. Estamos fazendo uma lista dos empreendedores que devem compensação ambiental e florestal e estes recursos estão sendo aplicados no programa Brasília, cidade parque, que vai revitalizar e implantar todos os 68 parques do DF”. A iniciativa dará mais qualidade de vida ao brasiliense além de recuperar áreas, hoje, abandonadas e degradadas.
O conselho deverá se reunir novamente no próximo dia 1° de setembro, quando será montada uma pauta para que possam ser debatidas durante a gestão dos novos conselheiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário