Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tribunal colombiano condena oito militares por morte de camponeses

Agência Brasil


Publicação: 07/07/2011 10:35 Atualização:

Um tribunal colombiano condenou nesta quarta-feira (6/7) oito militares a 60 anos de prisão cada um, pelas mortes de quatro camponeses identificados de propósito e de má-fé como guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Esta é a mais recente condenação no escândalo conhecido como "falsos positivos", que surgiu em 2008 durante o mandato do ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010).

Os militares alegavam que suas vítimas - os agricultores Enrique Piedrahita, John Edison Galeano, Jesus Alberto Londono e Juan Darío Arroyave - eram guerrilheiros mortos em combate.

Desde o início das denúncias, várias autoridades renunciaram ou foram processadas. Cerca de 1,4 mil casos semelhantes ainda estão sendo investigados

Autoridades colombianas investigam as denúncias de que as forças de segurança colombianas tenham matado milhares de civis e feito suas vítimas passar por guerrilheiros com a intenção de aumentar os "índices de sucesso" da ação policial no combate à guerrilha.

Em comunicado, o gabinete do procurador-geral da Colômbia informa que "as vítimas foram tiradas à força de suas casas, que não houve luta e que os homens eram fazendeiros, que foram alvejados a tiros pelas costas".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário