Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Sobre animais...

Caros Colegas de caminhada no IFB,
Talvez o assunto não seja exclusivamente profissional, mas sei que de alguma forma afeta a comunidade do Instituto, principalmente no Campus Planaltina.

Bom, como todos sabem, somos um Campus rural, situado as margens de uma rodovia, e freqüentemente chegam ao Campus animais, principalmente cães e gatos, porém já recebemos também equínos e muares normalmente abandonados em localidades próximas ou mesmo andarilhos costumazes. 

Pela própria vocação do campus, temos muitos profissionais ligados as ciências agrárias, agroindustriais e agroecológicas, comprometidos com as atividades pedagógicas e de produção do Campus e mesmo profissionais de outras áreas que também tem afinidade com tais ciências. A presença de animais abandonados pode ser um problema e pode causar muitos problemas, como já podemos acompanhar e participar de muitas histórias, a maioria com bons desfechos, graças a Deus e ao trabalho e a boa vontade de muitos colegas e alunos, e o meu é claro.

O que normalmente procuramos fazer quando os animais aparecem é saber se realmente não tem um dono, alguns chegam em situação tão grave que o melhor é realmente acreditar que ele não tinha um dono. Os animais são alimentados, medicados, vermifugados, vacinados e castrados (cães e gatos) e disponibilizados para adoção. 

Na medida do possível eles são recolhidos as residências de moradores do campus, enquanto passam, as vezes, longos períodos de recuperação. O ideal é que eles não fiquem andando pelas áreas do Campus, principalmente nos prédios, refeitório, alojamentos e outros, o que as vezes é difícil pela própria natureza do Campus e das pessoas que aqui trabalham e estudam.

Acredito que ignorar o problema não é mais possível, enxotar os animais do campus também não, pois outros virão e animais doentes e famintos são muito mais perigosos, soltar os animais em outras localidades, além de ser irresponsável, vai apenas transferir o problema para outro lugar, como muitos que soltam animais na rodovia e trazem o problema até nós. 

A entrega para o Centro de Zoonoses é feita apenas em casos extremos de animais muito agressivos, ou com doenças infectocontagiosas e transmissíveis ao homem (recomendação da própria DIVAL), e no caso de equínos e muares. Porque eu também acredito que todo mundo merece uma segunda chance, os animais, por poder ter uma boa família, onde eles esqueçam todas as privações e maldades que possam ter sofrido e nós de podermos aprender com eles o verdadeiro sentido do amor e do respeito.

Atualmente, estamos vivendo dias de calmaria, com uma população estável,  e vários animais para adoção saudáveis e castrados. Então caso queiram uma nova companhia em casa, ou se souberem de alguém interessado em ter um novo amigo sincero e carinhoso, não se esqueçam de nos fazer uma visita.

E só mais uma coisa em que acredito, a educação é a única forma realmente segura de transformar o mundo e nós somos o instrumento e o modelo, devemos então fazer muito bem a nossa parte.

Obrigada  pessoal

att.
Larissa Queiroz Medeiros de Oliveira
larissa.oliveira@ifb.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário