Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ameaça à liberdade de intercâmbio cultural pela INTERNET


Nesta quarta-feira o mundo acordou chocado. Finalmentechegaria o dia em que a terra iria parar! Um dia em que todas as pessoas do planeta inteiro parariam tudo o que estavam fazendo e olhariam estupefatas para a tela vazia de seu próprio computador, impedidas de acessarem conteúdo com alguma infração a quaisquer direitos autorais, o famoso ©copyright.

Esse dia ainda pode acontecer caso seja aprovado no Congresso Norte-Americano o projeto de lei SOPA, sigla de Stop Online Piracy Act, também conhecido por PIPA (Protect IP). Essa medida encontra nos senadores Charles Schumer e KirstenGillibrand, seus grandes defensores ou lobistas para ser mais franco.



Por isso neste 18 de janeiro de 2012, a internet entrou em greve – pelo menos lá nos Estados Unidos da América. Sites como Nedroid, Oatmeal, Tor Project, Wikipedia (em inglês apenas), Wordpress, Explosm, Google (só o gringo – o nosso ainda funciona muito bem, pelo menos até essa nova leiser aprovada) e muitos outros.


Já tem hashtags no twitter #StopSOPA, #SOPA, que divulgam o link do da transmissão ao vivo e o vídeo do encontro de concentração para a passeata no centro de Manhatan em Nova Iorque (NY Tech Meetup), mas também divulgam fotos da manifestação e até ajudam aqueles que querem assinar as petições online contra SOPA/PIPA (que infelizmente são exclusivas apenas aos códigos postais dos EUA).

Mandem tweets para o tais senadores: @ChuckSchumer + @SenGillibrand #StopSOPA.

Assinem a petição online: http://www.google.com/takeaction/






Atualização - dia 19 de janeiro de 2012.
De um dia para o outro, boa parte do Congresso Norte-Americano mudou de opinião. Mas ainda é muito cedo para comemorar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário