Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Alunos e servidores do Campus Planaltina participam de Congresso Brasileiro de Agroecologia em Fortaleza

Um grupo de 80 alunos do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) estiveram em Fortaleza-CE, durante a última semana, para participarem das atividades do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). O evento, que ocorreu de 12 a 16 de dezembro, na capital cearense, teve como tema, nesta sua sétima edição, a “Ética na Ciência: Agroecologia como paradigma para o desenvolvimento rural”.
Além dos estudantes, alunos do Curso Técnico em Agropecuária em Regime de Alternância e Tecnológico em Agropecuária, integraram a comitiva do IFB no evento, onze servidores do Campus Planaltina. Na ocasião, o grupo do IFB teve dez trabalhos apresentados no Congresso.
Os estudantes tiveram a oportunidade de ter contato com outros estudantes de diversos cantos do país, além de cientistas, agricultores familiares, instituições e movimentos sociais, neste que é um importante evento, conhecido nacional e internacionalmente, na área de Agroecologia. 
Para Davi Lucas Macedo Neves Cruz, Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária em Regime de Alternância, a participação no congresso foi uma grande oportunidade para complementar a formação dos estudantes do curso. “Este congresso contribuirá na formação social e política de atuação da sustentabilidade, promovendo uma interlocução entre agricultura familiar e possíveis conexões com o mercado de trabalho autosustentável”, afirma o coordenador.
Já a Coordenadora do Curso de Tecnologia em Agropecuária, Julia Eumira Gomes Neves, avalia  a participação do IFB, com uma delegação numerosa, de forma bastante positiva. “Várias pessoas da área começaram a ver a agroecologia ofertada pelo IFB com outros olhos. Outras instituições e profissionais viram o quão este tema é forte em Brasília e dentro do nosso instituto”, conta Julia. Prova desse prestígio é que, no evento, a Professora do Campus Planaltina, Vânia Pimentel, passou a integrar a presidência da Coordenação Centro Oeste da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário