O Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília tem a honra de convidar para a Palestra da Quarta Sustentável:
“POVOS INDIGENAS NA RIO + 20 : DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA RELAÇAO ENTRE POVOS INDÍGENAS E MEIO AMBIENTE”
LUCIA FERNANDA – KAINGANG
INBRAPI – INSTITUTO BRASILEIRO PARA PROPRIEDADE INTELECTUAL
Data: 19 de outubro de 2011
Horário: 18h
Local: Módulo Central do CET – UnB, Campus UnB, Av. L3 Norte
Lucia Fernanda Inácio Belfort, pertencente ao Povo Indígena Kaingáng do Sul do Brasil é Membro Fundador e atual Diretora Executiva e Financeira do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI) atuando principalmente na divulgação de direitos humanos para Povos Indígenas junto aos Povos e Organizações Indígenas das cinco regiões do Brasil.
Fernanda Kaingáng, como é conhecida no movimento indígena brasileiro, foi a primeira Advogada Indígena no Sul do Brasil e cursou o mestrado em Direito na Universidade de Brasília (UnB) conquistando o título de primeira indígena mestre em Direito no Brasil. A Dissertação de Mestrado trata da questão indígena no âmbito da Proteção dos Conhecimentos Tradicionais dos Povos Indígenas, em face da Convenção sobre Diversidade Biológica.
Fernanda Kaingáng ministra cursos em licenciaturas e pós-graduação sobre Direitos para Povos Indígenas (UFRGS, Faculdade Est em parceria com o COMIN e UFMG) e possui atuação internacional no âmbito de Organismos das Nações Unidas tais como a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas, nos quais atua como especialista na temática de biodiversidade e conhecimentos tradicionais.
O Instituto Indígena Brasileiro, na pessoa de Fernanda Kaingáng é Ponto Focal para Formação de Capacidade dos Povos Indígenas para a Rio+20, a ser realizada de 4 a 6 de junho de 2012 no RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário