Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Abertas novas inscrições Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade

Diante da grande procura do público, o evento acolherá maior número de participantes no Museu Nacional.
O 1º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade: para uma ecologia de saberes, que visa discutir a relação da humanidade com a água sob uma perspectiva transdisciplinar*, recebe novas inscrições. As 300 vagas inicialmente disponíveis para participação no evento, que acontecerá em Brasília de 09 a 11 de novembro, foram preenchidas em apenas duas semanas. Por isso, os membros do Centro de Estudo Transdisciplinar da (CET Água), responsáveis pela realização do Seminário, transferiram as atividades dos dias 10 e 11 de novembro para o Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, Brasília. A nova localização possibilitará a inclusão daqueles que aguardavam em lista de espera e também a participação de novos interessados. A abertura do evento será no dia 09 de novembro no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.
O Seminário é também um evento preparatório para o 6º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Marselha, França, em março de 2012. O evento brasileiro inicia uma série de diálogos entre de especialistas e sociedade, em busca de se compreender o papel da água na atual conjuntura socioambiental e econômica. Os participantes do seminário serão convidados refletir sobre as bases da relação humana com a água e sobre os modelos de uso e preservação do elemento, sob uma perspectiva transdisciplinar. Serão apresentados artigos e pôsteres científicos, além da realização de oficinas, conferências, mesas redondas, círculos de diálogos e momentos culturais.
Os interessados em participar do seminário podem se inscrever gratuitamente pelosite  ou no local do evento, até que as vagas sejam preenchidasA programação completa e mais informações estão disponíveis nosite http://www.ana.gov.br/seminarioIAT.
O evento insere-se no contexto das ações da Década Mundial da Água (2005 - 2015), instituída pela Organização das Nações Unidas que, entre outras abordagens, promove a discussão e reflexão sobre a relação entre água e cultura.
Saber transdisciplinar* e a água
O Seminário visa ampliar o olhar sobre a água, pelo estímulo à visãotransdisciplinar, que vai além das disciplinas e das outras formas de fragmentações da realidade. A transdisciplinaridade também parte do princípio de que não há saberes, espaços ou tempos culturais privilegiados que permitam julgar ou hierarquizar expressões culturais. Por isso, favorece a construção de uma postura de respeito às diversidades, de solidariedade e de busca por relações sustentáveis em sociedade e com a natureza.
O CET-Água
O Centro de Estudo Transdisciplinar da Água (CET-Água) é um grupo de trabalho constituído por meio de um acordo de cooperação entre dez instituições governamentais e não governamentais com o objetivo de somar esforços para o desenvolvimento do saber transdisciplinar sobre água. As frentes de atuação do grupo são variadas e um importante objetivo é fomentar novas tecnologias e conhecimentos relativos às propriedades naturais da água, métodos de conservação ambiental, ética de uso e gestão.
Compõem o CET-Água: a Agência Nacional de Águas (ANA), a Ararazul - Organização para a Paz Mundial, a Companhia de Saneamento Ambiental doDistrito Federal (Caesb), o Instituto Calliandra de Educação Integral e Ambiental, o Instituto Oca do Sol, o Instituto de Saúde Integral (ISI), a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Fundação Universidade de Brasília (FUB), a Fundação SOS Pró-Mata Atlântica e o WWF-Brasil.
Mais informações
Armazém Produções
Armazém Produções e Eventos
Fone/Fax: (61) 3340.0398

Nenhum comentário:

Postar um comentário