Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ajude-me a ver a diferença:

Estive na quarta feira na área de conflito do Noroeste e estou acompanhando, perplexa, a situação que está transcorrendo por lá.
E o que ocorre é a mais absoluta inversão de valores e do estado de direito.

Compreendo que existe polêmica no tocante à área ser de fato indígena ou não, ( nem vou discutir isso), mas o fato é que exatamente por
haver a polêmica, exatamente pelo fato de que o conflito estar tramitando na justiça, que a EMPLAVI, Brasal e comparsas não poderiam estar já desmatando a área, cavando imensos
buracos, cercando as áreas que escolhem, e soterrando outras áreas de cerrado com terra tirada dos buracos-que-virarão-garagens e intimidando e agredindo que os questiona.

Foi o que eu vi, assim como vi um caminho que leva
até a área, a partir do estacionamento do Leonardo,  completamente tomado por entulhos de outras obras. Já que na área vale tudo, lá também pode ser lixão, né?
Se o IBRAM não vê um lixão-em formação bem no Plano piloto, estamos perdidos. 

Mas o que mais me chocou é que vi é que em plena capital, as empresas construtoras do Noroeste contratam seguranças armados que ,em plena luz do dia, diante de câmeras e testemunhas, ameaçam, intimidam e  batem nos jovens manifestantes e nos indígenas que lá estão. Há vários dias meus filhos, alunos, sobrinhas e amigos estão lá me mandando notícias: fulana levou uma chave de braço de um segurança e ficou sem ar; fulano foi agredido até ficar desacordado, fulana foi empurrada ao chão e levou chutes do segurança de coturno.

Hoje de manhã vimos imagens na Record -um dos raros meios de comunicação que pelo jeito não ganha muito dinheiro com anúncios das construtoras  de um segurança-- dando cacetadas na cabeça de uma jovem e a polícia, ao invés de prender o agressor, o protege dos outros manifestantes e imobiliza a menina. O segurança ainda fica cantando de machão, golpeando o ar com o cacetete, com a coragem dos covardes. 

A última vez que chequei nossas leis, era necessário autorização para construir um prédio. A última vez que conferi nosso código penal,  ameaça,  agressão e manutenção de  milícias privadas eram crimes. E crimes  na frente da polícia, deveriam levar a prisão em flagrante. Mas hoje, quem saiu de camburão foi a agredida.

Construções sem licença, transformação de áreas do Cerrado em lixão, agressão física, intimidação. 
É o que estão fazendo, em plena luz do dia, à vista da polícia, em plena  capital
do país, como se fôssemos área de conflito de terra no interiorzão, em nosso passado sombrio de ditadura militar,  quando o Estado de direito tinha tirado férias e viajado pro exterior. 

Noroeste aprovado com PDOT aprovada à base de propina. 

Noroeste é faroeste. 

Agnelo, eu que te conheço desde que você chegou em Brasília, eu que estive do seu lado
em manifestações contra a truculência da polícia no regime militar, eu que disse a tantas pessoas durante a campanha, o cara é 
gente boa, vote nele, 
quero te lembrar: não votei nem em Roriz nem em Arruda. 

quero muito ver a diferença, mas anda difícil. 

Você pode ter recebido dinheiro pra sua campanha da EMPLAVI, mas os votos recebeu foi de pessoas como eu.

Ou bem você faz algo rapidinho para restaurar o estado de direito em nossa cidade, ou a gente vai trabalhar
para que ninguem se esqueça dessas cenas vergonhosas.

A escolha é sua. E eu quero crer que você ainda tenha escolha. 

Simone Lima
Cidadã. 
sgdelima@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário