Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Felicidade Interna Bruta


Em busca da felicidade
26 Abril 2012
Projeto piloto faz mapeamento das necessidades básicas no Núcleo Rural Rajadinha, perto de Planaltina, e pretende suprir carências dos moradores, como água, cultura e educação
» PAULA FILIZOLA – Correio Braziliense
Publicação: 26/04/2012 04:00


Ruas esburacadas de terra batida, casas malconservadas, falta de sinalização, esgoto a céu aberto e a falta de abastecimento de água evidenciam a pobreza e o descaso em que vivem as 420 famílias — cerca de 3 mil habitantes — residentes das unidades 1, 2 e 3 do Núcleo Rural Rajadinha. As comunidades estão localizadas a 10km do centro de Planaltina, região administrativa à qual pertencem, e a 32km do Plano Piloto. Apesar do cenário carente, algumas chácaras com infraestrutura fogem dessa realidade. Mas, em sua maioria, a região é carente, tem uma arrecadação familiar de cerca de um salário mínimo por mês e vive a aflição de não ter voz perante os problemas que assolam o povoado.

As lideranças locais, porém, vislumbraram uma esperança com o surgimento, em março de 2011, de um projeto piloto para implementação de um novo indicador mundial denominado Felicidade Interna Bruta (FIB). As unidades 1, 2 e 3 do Núcleo Rural Rajadinha integram atualmente a lista de cinco locais brasileiros onde esse sistema de medição está em fase de testes. 

Em complemento ao Produto Interno Bruto (PIB), o FIB é baseado na premissa de que o objetivo de uma sociedade não deveria ser só o crescimento econômico, mas a integração do desenvolvimento material com o psicológico. No Brasil, a metodologia está sendo desenvolvida pelos institutos Visão do Futuro, em São Paulo, e Visão Feliz, no DF. 
Segundo a coordenadora do movimento FIB no Brasil, a psicóloga Susan Andrew, o medidor é baseado em estudos científicos, que indicam que a felicidade é influenciada por fatores como personalidade, porém mais ainda por fatores externos. “O FIB também estimula o progresso de protagonismo local, é uma forma de mobilizar a comunidade para buscar o bem-estar coletivo. Sentimos que no Brasil a população estava desanimada. O FIB está mudando isso”, acredita. 


A escolha da comunidade rural de Rajadinha teve como base o projeto Rio São Bartolomeu Vivo, desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil. A bacia hidrográfica do rio é a que efetivamente drena a maior parte da área do Distrito Federal, cerca de 27,2% do  território. Por conta de um processo intensivo de ocupação do solo, a fundação criou um projeto de reflorestamento com a população de Rajadinha. Ao conhecer o projeto, o Instituto Visão Feliz procurou a fundação e decidiu implementar o FIB naquelas comunidades. Outro pré-requisito levado em conta para a seleção foi o fato de a região ter lideranças locais fortes, por meio de grupos religiosos e associação de moradores. 
O primeiro passo para a implementação do FIB em Rajadinha foi a aplicação de um questionário, feito pelos institutos em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). Cerca de 280 famílias participaram da atividade. Por meio da pergunta: “O que falta na sua comunidade para você ser feliz?”, eles tiveram a oportunidade de identificar melhorias necessárias para garantir qualidade de vida. Os entrevistados elencaram a água tratada como prioridade. Mas a lista de reivindicações considera também cultura e lazer, educação, menos estresse e maior geração de renda para eles serem plenamente felizes. 

Amanda de Jesus da Silva, 19, Lucas Souza Araújo, 15, e Stênio Damacena Mendes de Souza, 17, estão entre os 10 jovens locais selecionados pelo movimento do FIB como agentes da felicidade. Além de ajudar na aplicação dos questionários, eles foram capacitados para atuarem como propagadores do tema na região. Os meninos também são membros do Comitê FIB, que inclui integrantes das associações de moradores e outros voluntários. 

O grupo se reúne a cada 15 dias para acompanhar o andamento dos projetos propostos pelo movimento FIB. “Nasci aqui e vi essa comunidade crescer e sei o desenvolvimento que ela precisa. Acredito que o FIB pode trazer algo concreto”, afirma Amanda. Para Stênio, porém, a população ainda é muito resistente. “Os mais velhos não acreditam, acham que é só mais uma promessa. Meus pais mesmo acham que não vai para frente. Mas eu acredito que qualquer ajuda é bem-vinda”, avalia. 
Atualmente, o Comitê FIB luta para garantir saneamento básico e abastecimento de água na região. Eles formularam um ofício para enviar à Câmara Legislativa e à Casa Civil do Governo do DF, solicitando uma audiência pública para debater o assunto. Depois de vencer essa etapa, o Comitê pretende solicitar mais lazer para a população. Atualmente, Rajadinha só dispõe de uma pequena quadra esportiva.

"O FIB também estimula o progresso de protagonismo local, é uma forma de mobilizar a comunidade para buscar o bem-estar coletivo. Sentimos que no Brasil a população estava desanimada. O FIB está mudando isso"
Susan Andrew, 
coordenadora do Movimento FIB no Brasil 

"Os mais velhos não acreditam, acham que é só mais uma promessa. Meus pais mesmo acham que não vai para frente. Mas eu acredito que qualquer ajuda é bem-vinda”


Stênio Mendes,

17 anos, morador

280 
Total de famílias entrevistadas em Rajadinha

Atuação do FIB no Brasil
» Angatuba (SP) 
a 210km de São Paulo capital 


» Bento Gonçalves (RS)
a 125km de Porto Alegre

» Campinas (SP) 
a 96km de São Paulo capital» Itapetininga (SP) 
a 170km de São Paulo capital


» Núcleo Rural Rajadinha (DF) 
em Planaltina, a 32km de Brasília
Medidor de bem-estar
Publicação: 26/04/2012 04:00
Felicidade Interna Bruta (FIB) é um indicador sistêmico criado em 1972 no Reino do Butão, pequeno país do Himalaia, localizado entre a China e a Índia. Desde então, o governo butanês utiliza o medidor para traçar diretrizes de políticas públicas. O novo conceito leva em conta nove aspectos para um progresso mais amplo. São eles: padrão de vida econômica, saúde, educação, cultura, vitalidade comunitária (ou laços afetivos entre as pessoas), uso equilibrado do tempo, sustentabilidade ecológica, bem-estar psicológico e boa governança. Com o apoio das Nações Unidas, o FIB está sendo estudado por especialistas de países do mundo inteiro como complementação ao medidor atualmente em uso, o Produto Interno Bruto (PIB), que mensura a totalidade da produção de bens e serviços de uma nação. No Brasil, a metodologia também está sendo validada, principalmente, pelo Instituto Visão do Futuro, com sede em Porangaba (SP).

3 comentários:

  1. Olá sou moradora de Rajadinha e gostaria de saber quem eu posso procurar para ter mais informações sobre o FIB amo minha comunidade e gostaria de ajudá-la. monicavilarindo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá sou moradora de Rajadinha e gostaria de saber quem eu posso procurar para ter mais informações sobre o FIB amo minha comunidade e gostaria de ajudá-la. monicavilarindo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá sou moradora de Rajadinha e gostaria de saber quem eu posso procurar para ter mais informações sobre o FIB amo minha comunidade e gostaria de ajudá-la. monicavilarindo@hotmail.com

    ResponderExcluir