Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Balaio de Sementes: CIRCUITO TELA VERDE


O projeto Balaio de Sementes apresenta... 
                                                                                                                                       CIRCUITO TELA VERDE
4ª. MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE

Nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, vamos exibir os documentários de curta-metragem que tratam de temas socioambientais e da resistências de comunidades, escolas e cidades contra a destruição do equilíbrio de vida no planeta Terra. 

Venha compartilhar conosco esse momento de aprendizado.

No saguão do refeitório, às 18.30h. Depois da janta.. pare, assista e transforme.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3Z9RDzyGX-IvjVQQU-56284DSC1yfhZgKg0fGAB708GMyX7dK_I2MqGeWLzmkLXxZiR9PFavmDcxqjXVlqJzgLAF50LR1G5Ck75uhsEc-u0Na5g8hPauMbr-mAitTiZJYFDhOOMnZN99u/s1600/circuito-tela-verde-14.jpgEXPANTALIXO 10´29”. Os alunos do Centro de Ensino Fundamental 19 da Ceilândia/DF resolveram buscar solução de um problema, qual seja, acabar com o entulho de lixo próximo  è escola. Para mobilizar e conscientizar os moradores da região sobre o problema os alunos fazem um Espantalho com o próprio lixo do entulho.

SAINDO DA LIXEIRA 46´00” Conjunto José Bonifácio, Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Em meio à crise financeira mundial, o vídeo documenta o dia-a-dia da catação e coleta de resíduos, trazendo à tona o olhar, os desafios e os sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem. O vídeo tem como pano de fundo a ação artística e educativa do Grupo alma Ambiental.

REDE GUANDU – PRODUÇÃO E CONSUMO RESPONSÁVEL 12´00” A Rede Guandu é uma iniciativa de consumo responsável que surgiu em Piracicaba-SP, no ano de 2007. Por meio de depoimentos dos consumidores, produtores e do grupo de articulação, o documentário apresenta ao espectador a rede e o seu funcionamento, partindo de conceitos ligados á Economia Solidária., Agricultura de Base Ecológica até o funcionamento da rede em seu dia-a-dia.

SOL NASCENTE 11´39” O filme fala da questão socioambiental no bairro sol nascente, P Norte, localizado na cidade de Ceilânida/DF e das transformações percebidas pela comunidade a partir da criação do Centro de ENSINO Fundamental 28. Aborda o papel da comunidade como propulsora da cultura de valorização sociomabeitnal, como ambiente de resgate das relações comunitárias, do sentimento de pertencimento ao abairro e da autoestima da comunidade.
 
 CINECLUBE RECANTO DAS EMAS 10´12” Artur tem um sonho catastrófico. Acorda pensando o que ele pode fazer para melhorar ao menos a cidade onde vive. Percebe que, daqui alguns anos, viver na Terra, completamente poluída, nãos era possível. Decide então, chamar os amigos da sua turma para conversar e descobrem a forma de ajudar seu bairro.

PARQUE CANELA DE EMA 8´5” O vídeo mostra as história da criação dos parques ambientais de Sobradinho/DF, colocando a aproximação de uma escola pública com os problemas urbanísticos e ambientais ao seu redor e o trabalho de campo dos alunos do Parque Canela de Ema, em Sobradinho II.

JARACATIÁ, O FRUTO E SEU DOCE PRESERVANDO A DIVERSIDADE 13´00” Documentário sobre Jaracatiá, fruta originária da Mata Atlântica e , hoje, encontrada na região de São Pedro/SP. O filme é resultado de uma pesquisa científica que buscou revitalizar a tradição do doce de Jaracatiá em calda, como alimento ecogastrinomico, produzido com sustentabilidade. O filma ainda trata de aspectos históricos e culturais, colaborando para o resgate da importância da espécie para BA proteção da biodiversidade da Mata Atlântica.

NO RUMO DO UÇÁ 23´37”  No rumo do Uçá mostra a ameaça da construção civil voltada para o turismo sobre um dos ecossistemas mais frágeis e importantes do planeta: os manguezais, fonte de um terço da proteína animal consumida no Brasil, os manguezais são considerados berçários de espécies e possuem riquezas ainda não totalmente conhecidas, como a própolis vermelha dos manguezais de Alagoas.

FOGO ARDENTE, ÁGUA CORRENTE 12´00” A personagem Velha do Cerrado, angustiada pela dificuldade de compreensão a respeito do manejo do fogo no Cerrado, parte da nascente no Rio São Francisco, em Águas Emendadas, e segue até a foz do Velho Chico, em Alagoas. Durante o percurso desenvolve uma série de questionamentos e reflexões sobre a gestão ambiental fazendo uma analogia com a própria sustentabilidade da vida humana no planeta Terra.
 
 O MENINO TERRA 06´07” O filme aborda o tema meio ambiente, contando a história de uma local com lago e arvores, conhecido como lar das gaivotas que com o tempo foi sendo devastado devido á falta de conhecimento e preocupação com o ambiente. O Menino Terra, um super-herói que conversava com as pessoas e ensinava sobre a conservação do ambiente, ajudou a mudar essa realidade.

SÍTIO PROGRESSO 23´00” Verdi Ferreira da Silva, é um pequeno produtor modelo do município de Cruzeiro do sul, localizado no Acre Ocidental. Na agricultura dessa região predomina a tradicional técnica da coivara, sistema de derrubada e queima. Nos dias atuais, entretanto, esse método se tornou inviável. Como alternativa, o vídeo apresenta outra visão da agricultura.

A VOZ DAS AVÓS NO FLUIR DAS ÁGUAS 32´00” Filme sobre o Encontro do Conselho Internacional das 13 Avós Nativas, realizado em Brasília, outubro de 2011. Ele retrata uma perspectiva de culturas tradicionais do Brasil e do mundo sobre a problemática da água.

QUILOMBOLA DAS LAURÁCEAS – DIFUSÃO DO PATRIMONIO CULTURAL DO VALE RIBEIRA PARANAENSE20´00” Casas de barro e chão de terra batida com a estrutura feita em madeira roliça no estilo pau-a-pique, cobertas de sapê e amarradas com cipó. O parque Estadual das Lauráceas é oi ponto de partida para uma mostra do conhecimento popular contido no interior da Mata Atlântica, onde residem os protagonistas do saber fazer tradicional retratados neste documentário.

AREIA DE QUISSAMà13´36”  O vídeo retrata a relação de amor de uma senhoira de 70 anos com o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. O filme etnográfico aborda o aspecto histórico da vida de uma mulher, criada em Quissamã (RJ) e seu envolvimento com a preservação da natureza e memória local. 

JORGE POEMA 14´00” Tio Jorge é assim conhecido na Região Norte Fluminense (RJ). Caçula, criança da roça, foi pescador, lavrador e não teve acesso aos estudos. Mesmo assim, virou poeta. Sua luta surge após a criação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, que teria gerado um conflito com os pescadores da Praia de Carapeus, área localizada dentro da Unidade de Conservação.
 
NAS ÁGUAS DE PIRACICABA 54´00” O documentário apresenta processos de degradação dos recursos hídricos no cenário mundial, brasileiro e em especial da região da bacia do Rio Piracicaba., Destaca-se o papel da mobilização regional no desenvolvimento de políticas publicas e pesquisas científicas sobre a situação das águas e alternativas para conservação ambiental.

RIO + 20 RIO + VERDE 15´00” O filme representa momentos do curso de técnicas ecológicas para aquecimento solar, tratamento ecológico de esgoto e agroecologia. Ele foi realizado no Complexo do Alemão no Rio  de Janeiro;RJ, em maio de 2012, destacando a transição para uma Economia Verde.
O TERCEIRO ESTÁGIO 554´00” O documentário apresenta cronologicamente as transformações ambientais ocorridas na Bahia nos últimos 40 anos, destacando um cenário ecoturistico e cultural nacional, onde são registrados importantes avanços na área ambiental, uma realidade ainda apouco divulgada.

100% NATURAL /ABAITÉ/ ANTES QUE SEJA TARDE /BIO CONSUME/ DESABRIGADOS/ ESCALADA/ O GRANDE EVENTO/ O REI GASTÃO/ OS SUSTENTÁVEIS / REPENTE DO CONSUMO SUSTENTÁVEL 10´00” O Edital de Curtas de Animação é um concurso nacional fruto da parceria entre a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura com o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. De maneira divertida, os curtas trazem por meio da animação questões para refletir sobre o Consumo Sustentável e a Biodiversidade;.

Dias 04, 05 e 06 de dezembro
 às 18:30h
No saguão do refeitório do IFB- Campus Planaltina
Não perca !

Nenhum comentário:

Postar um comentário