Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Projeto Campus Planaltina é selecionado e será financiado pelo CNPq


Projeto Campus Planaltina é selecionado e será financiado 

pelo CNPq

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Um projeto de financiamento, sob a coordenação do professor do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) Leandro Vieira, foi um dos selecionados em chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto foi aprovado na Linha de Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica e, entre os 17 selecionados, o do professor Leandro foi o único da região centro-oeste do país.

O professor Leandro Vieira na Unidade de Experimentação do Campus Planaltina, área que receberá equipamentos financiados pelo CNPq

Com o título “Estruturação da Unidade Experimentação de Ensino, Pesquisa e Extensão do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Agricultura Familiar do Campus Planaltina do IFB”, o projeto tem o objetivo de equipar a unidade experimental e realizar pesquisas, além de contribuir com a formação de agricultores, estudantes, técnicos, entre outros.

O projeto prevê um financiamento de aproximadamente 100 mil reais, sendo que a maior parte será utilizada para aquisição de equipamentos e material permanente. Também serão contratados bolsistas para atuarem no desenvolvimento do projeto, que tem previsão de duração de dois anos.

“É um apoio financeiro para estruturação do nosso espaço, porque nós temos um núcleo de estudos em agroecologia e produção familiar. A partir de agora, com esse recurso financeiro, a gente pretende dar uma alavancada nas pesquisas e proporcionar uma integração maior da educação profissional com as pesquisas e extensão, principalmente para agricultores familiares oriundos de assentamentos próximos aocampus”, afirma Leandro.

Para poder enquadrar os valores que podiam ser financiados pela seleção dos projetos, Leandro conta que foram necessárias várias reuniões para decidir quais equipamentos seriam priorizados. Segundo ele, houve prioridade àqueles que poderão ser utilizados por mais de um departamento e possuem multiuso em suas funções. “A ideia é fortalecer o núcleo, para termos condições de desenvolver nossas próprias pesquisas e fornecer subsídios para os pequenos produtores, para aquelas famílias oriundas de assentamentos dos conceitos e do manejo dos produtos agroecológicos”.

O próximo passo do projeto será a divulgação dos editais para contratação dos bolsistas. A previsão é que os equipamentos sejam comprados em fevereiro ou março do ano que vem. Outras ações previstas no projeto é a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para a comunidade interna e externa, principalmente os pequenos produtores da região.

fonte: http://www.ifb.edu.br/planaltina/noticias/4155-projeto-campus-planaltina-e-selecionado-e-sera-financiado-pelo-cnpq

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

1º Tecnólogo em Agroecologia defendeu seu TCC com sucesso!!!

Parabéns ao estudante Rogério Franklin pela defesa do se Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que tem o seguinte título: CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO DA BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO PARA O TRATAMENTO DE ESGOTO DOMÉSTICO, com orientação da Profª Drª Luciana M. Massukado.

Início da defesa
foto: igor.oliveira@ifb.edu.br

Os outros membros da banca foram a Profª Drª Paula Petraco e o Prof. Igor Oliveira, que se sentiram honrados com o convite para participação da defesa.


Estudante durante questionamentos dos professores
foto: igor.oliveira@ifb.edu.br
A sala de defesa estava praticamente cheia, e o estudante foi aplaudido ao final pelos professores e outros estudantes. O TCC foi elogiado por abranger características que integram à tríade ensino-pesquisa-extensão, e deverá ser disponibilizado logo após os ajustes sugeridos pela banca.

Estudante com banca examinadora após a defesa do TCC
foto: charloteemanuele@gmail.com

sábado, 15 de dezembro de 2012

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso

É com muita alegria que convidamos toda a comunidade do IFB e demais interessados para a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia.

Título: CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO DA BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO PARA O TRATAMENTO DE ESGOTO DOMÉSTICO

Autor: Rogério Franklin Ferreira Lima
Orientadora: Profª Drª Luciana M. Massukado


Data: 17 de Dezembro de 2012
Hora: 09:00
Local: Auditório do prédio da Agroecologia, campus Planaltina do IFB.


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Palestras promovidas por estudantes debatem mitos e verdades sobre a utilização de agrotóxicos na produção de alimentos


Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

A produção de alimentos com uso agroquímico é realmente mais barata? Essa é uma solução viável economicamente para o país? Foi para debater essas e outras questões que a turma do 6.º período do curso de Tecnologia em Agroecologia do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) promoveu, na manhã desta terça-feira, 11 de dezembro, o 1.º Ciclo de Palestras, que teve como tema “Agrotóxicos: mitos e verdades”.

Palestra debate o uso dos agrotóxicos

O encontro reuniu participantes com opiniões diferentes sobre o tema. Para compor a mesa, foram convidados Vinicius Freitas, agrônomo e militante da campanha nacional contra o uso de agrotóxico e pela vida, Ivair  Assis, professor do Campus Planaltina, e João Paulo Alves, agente do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (IBRAM) e estudante do curso de Agroecologia.

O assunto, sempre polêmico, rendeu debates entre os participantes e contou ainda com a contribuição, com perguntas e opiniões das pessoas presentes. Para enriquecer ainda mais a discussão, antes das palestras, foi exibido o filme “O veneno está na mesa”, de Sílvio Tendler, que mostra os efeitos do uso de agrotóxicos à agricultura brasileira.

A realização do evento é uma atividade da disciplina optativa Tópicos Especiais em Agrotóxicos, ministrada aos alunos do 6.º período pelo professor Leandro Vieira. A organização e todas as outras etapas do evento serão métodos de avaliação da disciplina.“Como metodologia de avaliação da disciplina, os alunos tiveram que organizar esse seminário para enfatizar, justamente, essa problemática dos agrotóxicos na sociedade atual”, explica o professor.

Para a estudante Juliana Oliveira, o tema é bastante pertinente e merece ser discutido, como forma de levantar um senso crítico na população. “Acredito que esse tema é bastante amplo e deve ser abordado em diversos aspectos, como econômico, social e ambiental”, opina a estudante. Para ela, essa temática não pode ficar de fora na formação do estudante do curso. “Principalmente para nós, estudantes de Agroecologia, eu acho que é muito importante, pois, além de sermos a primeira turma do curso, é nosso dever explicar melhor para as pessoas esse assunto”, finaliza.

II Feira de sementes e mudas da Chapada dos Veadeiro

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Boas Novas!!! Edital Chamada n.º 46 foi aprovado sem restrições!

Caros Colegas,

É com grande satisfação que comunicamos a todos que nosso projeto enviado ao CNPq - Edital Chamada n.º 46 foi aprovado sem restrições!

Parabéns aqueles que contribuíram de alguma forma e também torcendo.

Especial agradecimento as professoras: Vania, Diane, Maria Dalva (valeu nossas noites mal dormidas e até mesmo, porque não, nossas discussões para o bem do projeto,...rsssss!!!!) e também as coordenações e direção envolvidas no envio.

O ano de 2013 (e também 2014) promete...!!!

...Agora é "botar a mão na massa".

Abraços,
Prof. Leandro


Prof. Dr. Leandro Vieira
Instituto Federal de Brasília
Campus de Planaltina
(61) 8197-0571
(16) 9308-6975

_________________________________________________
Rodovia DF-128, Km 21, Zona Rural de Planaltina
Planaltina/DF - CEP 73380-900
http://www.ifb.edu.br
(61) 3905-5404

"A mente que se abre a uma nova idéia, jamais volta ao seu tamanho original"
Albert Einstein

sábado, 8 de dezembro de 2012

1º Ciclo de Palestras - Agrotóxicos: Mitos e Verdades





O evento acontecerá no dia 11/12/12, próxima terça-feira, das 7:30 às 12:00 no auditório principal do IFB Campus Planaltina. Em anexo, segue o poster de divulgação.

Contamos com a presença e colaboração de todos!

Atenciosamente,
STA6, Agroecologia.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Materiais do III Seminário de Agroecologia do DF



Pessoal,

Boa noite!!!

Seguem abaixo:

As primeiras materias do Seminario de Agroecologia

SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA - ABERTURA






SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA - PALESTRA INAUGURAL

Processando seu vídeo. Seu vídeo ficará ao vivo em: http://youtu.be/YsdJXzoF0sE




SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA - BALTASAR BAPTISTA


Ícone de alerta
Upload concluído! Seu vídeo ficará ao vivo em: http://youtu.be/atQkBOaTVvQ




SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA - REUNIAO DE ARTICULAÇAO

Processando seu vídeo. Seu vídeo ficará ao vivo em: http://youtu.be/Ac4DuvGZyQQ




A Comissão Organizadora

III Seminário de Agroecologia do Distrito Federal
"SOBERANIA ALIMENTAR E AUTONOMIA DOS AGRICULTORES"
Informações: (061) 3340-3098 begin_of_the_skype_highlighting            (061) 3340-3098      end_of_the_skype_highlighting ou 3107-8058 ou pelo iiiseminario.agroecologiadf@gmail.com

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Renovação e/ou trancamento de matrícula

Prezado(a)s estudantes,

Na semana de 3 a 7 de dezembro TODO(A)S devem procurar a Secretaria de Registro Acadêmico, no prédio principal e proceder à renovação e/ou trancamento de matrícula, sem  o que podem ter caracterização de abandono de curso.


Qualquer dúvida estou à disposição. 

Ajudem a divulgar esta informação importantíssima.


Att.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Balaio de Sementes: CIRCUITO TELA VERDE


O projeto Balaio de Sementes apresenta... 
                                                                                                                                       CIRCUITO TELA VERDE
4ª. MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE

Nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, vamos exibir os documentários de curta-metragem que tratam de temas socioambientais e da resistências de comunidades, escolas e cidades contra a destruição do equilíbrio de vida no planeta Terra. 

Venha compartilhar conosco esse momento de aprendizado.

No saguão do refeitório, às 18.30h. Depois da janta.. pare, assista e transforme.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3Z9RDzyGX-IvjVQQU-56284DSC1yfhZgKg0fGAB708GMyX7dK_I2MqGeWLzmkLXxZiR9PFavmDcxqjXVlqJzgLAF50LR1G5Ck75uhsEc-u0Na5g8hPauMbr-mAitTiZJYFDhOOMnZN99u/s1600/circuito-tela-verde-14.jpgEXPANTALIXO 10´29”. Os alunos do Centro de Ensino Fundamental 19 da Ceilândia/DF resolveram buscar solução de um problema, qual seja, acabar com o entulho de lixo próximo  è escola. Para mobilizar e conscientizar os moradores da região sobre o problema os alunos fazem um Espantalho com o próprio lixo do entulho.

SAINDO DA LIXEIRA 46´00” Conjunto José Bonifácio, Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Em meio à crise financeira mundial, o vídeo documenta o dia-a-dia da catação e coleta de resíduos, trazendo à tona o olhar, os desafios e os sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem. O vídeo tem como pano de fundo a ação artística e educativa do Grupo alma Ambiental.

REDE GUANDU – PRODUÇÃO E CONSUMO RESPONSÁVEL 12´00” A Rede Guandu é uma iniciativa de consumo responsável que surgiu em Piracicaba-SP, no ano de 2007. Por meio de depoimentos dos consumidores, produtores e do grupo de articulação, o documentário apresenta ao espectador a rede e o seu funcionamento, partindo de conceitos ligados á Economia Solidária., Agricultura de Base Ecológica até o funcionamento da rede em seu dia-a-dia.

SOL NASCENTE 11´39” O filme fala da questão socioambiental no bairro sol nascente, P Norte, localizado na cidade de Ceilânida/DF e das transformações percebidas pela comunidade a partir da criação do Centro de ENSINO Fundamental 28. Aborda o papel da comunidade como propulsora da cultura de valorização sociomabeitnal, como ambiente de resgate das relações comunitárias, do sentimento de pertencimento ao abairro e da autoestima da comunidade.
 
 CINECLUBE RECANTO DAS EMAS 10´12” Artur tem um sonho catastrófico. Acorda pensando o que ele pode fazer para melhorar ao menos a cidade onde vive. Percebe que, daqui alguns anos, viver na Terra, completamente poluída, nãos era possível. Decide então, chamar os amigos da sua turma para conversar e descobrem a forma de ajudar seu bairro.

PARQUE CANELA DE EMA 8´5” O vídeo mostra as história da criação dos parques ambientais de Sobradinho/DF, colocando a aproximação de uma escola pública com os problemas urbanísticos e ambientais ao seu redor e o trabalho de campo dos alunos do Parque Canela de Ema, em Sobradinho II.

JARACATIÁ, O FRUTO E SEU DOCE PRESERVANDO A DIVERSIDADE 13´00” Documentário sobre Jaracatiá, fruta originária da Mata Atlântica e , hoje, encontrada na região de São Pedro/SP. O filme é resultado de uma pesquisa científica que buscou revitalizar a tradição do doce de Jaracatiá em calda, como alimento ecogastrinomico, produzido com sustentabilidade. O filma ainda trata de aspectos históricos e culturais, colaborando para o resgate da importância da espécie para BA proteção da biodiversidade da Mata Atlântica.

NO RUMO DO UÇÁ 23´37”  No rumo do Uçá mostra a ameaça da construção civil voltada para o turismo sobre um dos ecossistemas mais frágeis e importantes do planeta: os manguezais, fonte de um terço da proteína animal consumida no Brasil, os manguezais são considerados berçários de espécies e possuem riquezas ainda não totalmente conhecidas, como a própolis vermelha dos manguezais de Alagoas.

FOGO ARDENTE, ÁGUA CORRENTE 12´00” A personagem Velha do Cerrado, angustiada pela dificuldade de compreensão a respeito do manejo do fogo no Cerrado, parte da nascente no Rio São Francisco, em Águas Emendadas, e segue até a foz do Velho Chico, em Alagoas. Durante o percurso desenvolve uma série de questionamentos e reflexões sobre a gestão ambiental fazendo uma analogia com a própria sustentabilidade da vida humana no planeta Terra.
 
 O MENINO TERRA 06´07” O filme aborda o tema meio ambiente, contando a história de uma local com lago e arvores, conhecido como lar das gaivotas que com o tempo foi sendo devastado devido á falta de conhecimento e preocupação com o ambiente. O Menino Terra, um super-herói que conversava com as pessoas e ensinava sobre a conservação do ambiente, ajudou a mudar essa realidade.

SÍTIO PROGRESSO 23´00” Verdi Ferreira da Silva, é um pequeno produtor modelo do município de Cruzeiro do sul, localizado no Acre Ocidental. Na agricultura dessa região predomina a tradicional técnica da coivara, sistema de derrubada e queima. Nos dias atuais, entretanto, esse método se tornou inviável. Como alternativa, o vídeo apresenta outra visão da agricultura.

A VOZ DAS AVÓS NO FLUIR DAS ÁGUAS 32´00” Filme sobre o Encontro do Conselho Internacional das 13 Avós Nativas, realizado em Brasília, outubro de 2011. Ele retrata uma perspectiva de culturas tradicionais do Brasil e do mundo sobre a problemática da água.

QUILOMBOLA DAS LAURÁCEAS – DIFUSÃO DO PATRIMONIO CULTURAL DO VALE RIBEIRA PARANAENSE20´00” Casas de barro e chão de terra batida com a estrutura feita em madeira roliça no estilo pau-a-pique, cobertas de sapê e amarradas com cipó. O parque Estadual das Lauráceas é oi ponto de partida para uma mostra do conhecimento popular contido no interior da Mata Atlântica, onde residem os protagonistas do saber fazer tradicional retratados neste documentário.

AREIA DE QUISSAMà13´36”  O vídeo retrata a relação de amor de uma senhoira de 70 anos com o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. O filme etnográfico aborda o aspecto histórico da vida de uma mulher, criada em Quissamã (RJ) e seu envolvimento com a preservação da natureza e memória local. 

JORGE POEMA 14´00” Tio Jorge é assim conhecido na Região Norte Fluminense (RJ). Caçula, criança da roça, foi pescador, lavrador e não teve acesso aos estudos. Mesmo assim, virou poeta. Sua luta surge após a criação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, que teria gerado um conflito com os pescadores da Praia de Carapeus, área localizada dentro da Unidade de Conservação.
 
NAS ÁGUAS DE PIRACICABA 54´00” O documentário apresenta processos de degradação dos recursos hídricos no cenário mundial, brasileiro e em especial da região da bacia do Rio Piracicaba., Destaca-se o papel da mobilização regional no desenvolvimento de políticas publicas e pesquisas científicas sobre a situação das águas e alternativas para conservação ambiental.

RIO + 20 RIO + VERDE 15´00” O filme representa momentos do curso de técnicas ecológicas para aquecimento solar, tratamento ecológico de esgoto e agroecologia. Ele foi realizado no Complexo do Alemão no Rio  de Janeiro;RJ, em maio de 2012, destacando a transição para uma Economia Verde.
O TERCEIRO ESTÁGIO 554´00” O documentário apresenta cronologicamente as transformações ambientais ocorridas na Bahia nos últimos 40 anos, destacando um cenário ecoturistico e cultural nacional, onde são registrados importantes avanços na área ambiental, uma realidade ainda apouco divulgada.

100% NATURAL /ABAITÉ/ ANTES QUE SEJA TARDE /BIO CONSUME/ DESABRIGADOS/ ESCALADA/ O GRANDE EVENTO/ O REI GASTÃO/ OS SUSTENTÁVEIS / REPENTE DO CONSUMO SUSTENTÁVEL 10´00” O Edital de Curtas de Animação é um concurso nacional fruto da parceria entre a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura com o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. De maneira divertida, os curtas trazem por meio da animação questões para refletir sobre o Consumo Sustentável e a Biodiversidade;.

Dias 04, 05 e 06 de dezembro
 às 18:30h
No saguão do refeitório do IFB- Campus Planaltina
Não perca !