Aumenta procura por cursos, mais de 450 fazem vestibular
O IFB divulgou na noite de segunda-feira, 22, o gabarito preliminar do vestibular 2011/01. Na quarta-feira, 24, e na quinta-feira, 25, os candidatos que prestaram as provas poderão interpor recursos, conforme orientações do edital de seleção. Cerca de 450 concorrentes fizeram as provas, concorrendo a vagas nos cursos de Licenciatura em Dança, Tecnologia em Agroecologia e Técnico Integrado em Agropecuária.
O processo seletivo ocorreu na Universidade de Brasília e na cidade de Posse, em Goiás. De acordo com informações divulgadas pela Comissão de Seleção, a realização de provas no cidade goiana atende uma região com 11 municípios de vocação agrícola e que, “historicamente enviam alunos para o Campus Planaltina”, o antigo Colégio Agrícola. Para atender a essa demanda e aplicar o exame nesse local, o IFB firmou parceria com a administração municipal de Posse.
Avanço
A presidente da Comissão de Processo Seletivo, Camila Fasolo, afirma que o Instituto - de apenas dois anos - tem crescido. Ela compara os números: “No semestre passado foram 115 inscritos para a Licenciatura em Dança e 56 para o Tecnólogo em Agroecologia, o que resultou, em relações candidato/vaga de, respectivamente, 2,88 e 1,87.” Nesse semestre, continua ela, “multiplicamos por quatro o número de inscritos para Agroecologia, com 253 inscrições. Já a Dança também teve um incremento significativo, com 162 candidatos inscritos.” No Técnico Integrado, 169 candidatos concorreram a 80 vagas.
Mais 630 vagas em dezembro
Ainda na primeira quinzena de dezembro o IFB vai abrir mais 630 vagas para formar profissionais. Serão oferecidos 13 cursos técnicos com duração de três a quatro semestres. A seleção, nesse caso, ocorrerá por sorteio. A criação do IFB no Distrito Federal - em dezembro de 2008 - atende a uma demanda por formação técnica que, em outras unidades da federação, eram resolvidas pelas antigas Escolas Técnicas Federais e pelos Centros de Formação Tecnológica (Cefet's).
Enem
Outro ponto, que a presidente da Comissão de Processo Seletivo destaca, é a proximidade do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (Mec), que utiliza as notas do Enem e é regido por edital específico. O IFB vai oferecer 10 vagas de Tecnologia em Agroecologia via SiSU, sendo 5 delas para candidatos assentados da reforma agrária.
O uso do SiSU procura aproximar, mais, o IFB - Campus Planaltina e as comunidades rurais. O objetivo desse modelo de seleção – que garante vagas a quem é do campo – pretende fazer com que que o conhecimento produzido na Instituição chegue a essas comunidades e aos produtores rurais locais.
Retirado de www.ifb.edu.br
Ola tudo bem??
ResponderExcluirPassei nesse ano para Agroecologia, porem estou com um problema gostaria de saber quando estão disponiveis as moradias no Campus, Pois sem ajuda não posso fazer o cursoo!