O objetivo do seminário foi a apresentação da experiência com transição agroecológica em 6 propriedades do DF. Foram apresentadas as propriedades como eram antes e depois, as dificuldades e desafios encontrados no desenvolvimento do trabalho e também os ganhos obtidos para os agricultores. A transição não é uma tarefa simples, pois exige persistência e um olhar sobre todo o agroecossistema e também para a família de agricultores envolvidos.
No evento participaram técnicos da Emater, agricultores e estudantes do curso de Agroecologia do IFB.
Foi apresentado um filme da propriedade do Sr valdir que em menos de dois anos transformou sua propriedade, antes voltada para a monocultura de chuchu, e passou a produzir várias culturas e mudar toda a alimentação da família, gerando renda e buscando o selo para produzir alimentos orgânicos, após se tornar família da experiência com a EMATER.
O seminário levantou diversas questões em relação ‘a viabilidade da agricultura orgânica:
“ Fiquei maravilhada e achando que é muito fácil ser produtora de orgânicos. Será? E a burocracia? E o capital? Fiquei com muitas perguntas para serem respondidas. Podíamos visitar estas famílias e ver de perto que funciona, que dá certo e que podemos arregaçar as mangas” . (Zélia Teresinha Ghisleni, educanda do CSt Agroecologia).
Contribuições de Zélia e Professora Vânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário