Semente Planaltina

Este blog é destinado aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB,
para a divulgação dos conteúdos das aulas; trabalhos, textos e ações desenvolvidas nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também serão publicados textos relacionados
à sustentabilidade planetária.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Palestra com Francisco Caporal

                     A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia convida todos os professores e professoras, bem como os estudantes do Curso Superior em Agroecologia para assistirem a Palestra/Debate: Agroecologia: uma ciência do campo da complexidade.
                          Data: 31/04/2010 (Quarta-Feira)


Local: Auditório do IFB campus Planaltina
Horário: 14:00 às 16:30 h.

                     A palestra será proferida pelo Dr. Francisco Caporal, que é um dos principais representantes brasileiros na construção do conhecimento agroecológico. O Dr. Francisco Caporal é Engenheiro Agrô nomo, Mestre em Extensão Rural (CPGER/UFSM) , Doutor pela Universidad de Córdoba-España; é Extensionista Rural da EMATER/RS e atualmente e Coordenador Geral de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

                    Para aproveitar melhor o momento, recomenda-se a leitura de:


           O livro pode ser baixado em:



Data: 31/04/2010 (Quarta-Feira)
Local: Auditório do IFB campus Planaltina
Horário: 14:00 às 16:30 h.

Será muito importante, fundamental mesmo, a participação de todos os professores e professoras que atuam e que pretendem atuar no curso Superior de Agroecologia.

Aguardamos a presença de todos.

domingo, 28 de março de 2010

Recepção CST-Agroecologia 2010

   Caros educandos do CST-Agroecologia,

         o colegiado do curso registrou a chegada de vocês num vídeo que ficará para a história do nosso curso. Esperamos que vocês gostem do resultado do vídeo e do curso também. Cabe lembrar, que cada um de vocês também é responsável por esta construção, e que cada um assumirá o papel de "cobaia" ou de "pioneiro" de acordo com a sua postura ao longo dos próximos 3 anos de convivência.
           Vamos nessa, que a obra não pode parar...

terça-feira, 23 de março de 2010

A Chapada da Contagem pede socorro!!!

Em uma das (últimas) áreas mais ambientalmente preservadas de Brasília (a Chapada da Contagem, na APA de Cafuringa), existe uma grande pedra de calcário, rodeada por uma bela floresta, que é chamada de Morro da Pedreira ou Morro do Urubu.

Espaço sagrado, habitado por muitos animais e árvores centenárias, além de frequentado por trilheiros e escaladores, o Morro sofre um grande perigo: as companhias de cimento existentes na região demonstraram milionário interesse em comprar a área do Morro, visando explodir a pedra de calcário para a fabricação de cimento, com a instalação de mais uma fábrica na região, o que seria desastroso para o mundo, para o meio-ambiente e também para a população rural e peri-urbana que ali reside (nas cercanias das atuais fábricas de cimento são registrados os maiores índices de doenças pulmonares no DF).

Estimulado por ativistas ambientais, o IBRAM - Instituto Brasília Ambiental, abriu um processo para transformar o Morro numa Unidade de Conservação, na modalidade de Monumento Natural (que não invibializa a manutenção da população rural que hoje é proprietária da área do Morro). Um dos trâmites necessários para o avanço no processo de criação da Unidade é a Audiência Pública, onde temos a possibilidade de dar voz aos interesses maiores, que será realizada no dia 26 de março de 2010, uma sexta-feira, às 14:30, na Escola Classe Ribeirão (no pé do Morro, após a Fercal, DF 205-Oeste, Estrada Vicinal VC-201).

Precisamos da presença do maior número de ecologistas, pacifistas, permacultores, escaladores, trilheiros, guerreiros da luz e demais cidadãos interessados em que o Morro não seja explodido. Compareçam a Audiência Pública!!!

Se você já conhece o Morro, já compartilhou de sua beleza e de sua magia, tem dever, sabe o motivo, de comparecer na Audiência!

Se você ainda não conhece o Morro, é uma boa oportunidade para conhecer esse recanto natural de Brasília, venha!


COMPAREÇAMOS EM MASSA NA AUDIÊNCIA PÚBLICA, pois existe alta probabilidade que as companhias de cimento vão arregimentar pessoas e alugar ônibus para levá-las ao local. Vamos manifestar nosso apoio pela criação de mais uma Unidade de Conservação! Vamos preservar a Terra! Este caso, que pode parecer isolado, é na verdade mais um: por todo o mundo montanhas são explodidas e florestas desmatadas. Mas o que parecia ser o desenvolvimento de uma civilização, hoje revela sua natureza destrutiva. Já não da para disfarçar o resultado de nossas escolhas, a destruição está espalhada pela Terra em nome desse suposto desenvolvimento. FAÇAMOS UMA NOVA ESCOLHA: VAMOS PRESERVAR A VIDA!



Local: Escola Classe Ribeirão (no pé do Morro - após a Fercal, DF 205-Oeste, Estrada Vicinal VC-201, comunidade Ribeirão)

Data: 26 de março de 2010 (esta sexta-feira)

Horário: 14:30

Caminho:

A partir do balão do colorado seguir rumo à Fercal por aproximadamente 13 km, onde encontrará um entroncamento logo após a Fercal. No entroncamento virar à esquerda sentido Boa Vista (DF 205 Oeste). Seguindo mais 6 km chegará ao fim do asfalto, após a vila Boa vista. A partir da estrada de terra são mais cerca de 13 km. Virar à direita na placa Ribeirão e seguir até a comunidade Ribeirão, onde se localiza a escola.

domingo, 21 de março de 2010

Laboratório Agrícola dos Incas - Globo Reporter de 19/03/2010

assista ao vídeo em: http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1537446-16619,00-CONHECA+O+GRANDE+LABORATORIO+AGRICOLA+DOS+INCAS.html

Nas misteriosas ruínas de Moray, a profundidade chega a 150 metros, mais ou menos a altura de um prédio de 40 andares.

Os incas eram um povo avançado, que construiu cidades como Cusco, a capital dos incas, e ocupou o Vale Sagrado por causa da terra fértil.


Em Cusco, a gente se surpreende o tempo todo com a capacidade, com a inteligência dos incas. Na região, encontramos terraços com degraus gigantescos. E eles têm um motivo. Existe uma diferença de, pelo menos, 10 graus entre a parte mais baixa e a parte mais alta dos terraços.
http://c-ao-cubo.blogspot.com/2008/11/as-batatas-so-cultivadas-no-peru-h-pelo.html
Na parte de cima, é mais frio. E na parte debaixo, mais quente. Segundo os estudiosos, os incas usavam essa diferença de temperatura para testar o plantio de vários tipos de alimentos, para ter sempre uma mesa farta e cada vez mais variada.

Nas misteriosas ruínas de Moray, a profundidade chega a 150 metros, mais ou menos a altura de um prédio de 40 andares. Os terraços foram preenchidos com terra que veio de outro lugar.

O guia Wilian Huampa explica que os incas pegaram a terra do Vale Sagrado para colocar nos terraços. “Não somente do Vale Sagrado. Pode ser de lugares onde eles conheciam se tinham terras mais férteis”, afirma.

Pesquisadores acreditam que os incas construíram um grande laboratório agrícola, com um sofisticado sistema de irrigação. Moray pode ter tido também uso religioso, uma homenagem a Pachamama, a mãe terra. Esse é um impressionante exemplo do conhecimento e da força de trabalho dos incas. Para Wiliam, mais um motivo de orgulho de seus antepassados.

“Eu li muitos livros de história de culturas antigas. E eu acho que uma das culturas que não conheceu fome foi a cultura inca. O inca sempre dizia: você tem que trabalhar”, explica Willian.





sábado, 20 de março de 2010

Convite para Semana da Água 2010

        Caros estudantes;
          o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - IBRAM, em comemoração à Semana da Água, convida para o Seminário Água e Cidadania, Visões Múltiplas para um Recurso de Usos Múltiplos a ser realizado entre os dias 22/03 a 24/03 de 2010, na Universidade dos Correios.


O evento contará com a participação de Leonardo Boff e Washington Novaes que discutirão junto com várias outras personalidades a questão da água e suas diversas dimensões.



Na ocasião haverá a solenidade de posse das diretorias dos Comitês de Bacias Hidrográficas do DF e a entrega do Zoneamento do Lago Paranoá.



Veja a programação e a forma de inscrição nos anexos.


Participem!

Instituto Brasília Ambiental - IBRAM
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - SEDUMA
SBS Quadra 2, Ed. Maria Parente, 2º subsolo
61 - 3325 6849
61 - 3325 6851
61 - 9221 0786

Fotos da trilha no Cerrado

       Com uma pequena volta pela área do campus pudemos ter uma idéia da riqueza que o Cerrado abriga... Nosso colega João disponiblilizou belíssimas fotos da trilha realizada semana passada, colocarei várias delas no nosso video...

Quem quiser dar uma olhada nelas,
http://picasaweb.google.com/joaovitorballa/

      Salve o Cerrado!!!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Campus Planaltina divulga lista de candidatos selecionados para o Curso de Agroecologia

O Instituto Federal de Brasília divulgou nesta quinta-feira, 18 de março, lista de candidatos para preenchimento de vagas remanescentes do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia.


Após as três etapas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nem todos os inscritos efetivaram a matrícula no Campus Planaltina. Agora, as vagas restantes poderão ser preenchidas segundo critérios estabelecidos pelo próprio IFB, que optou por utilizar a lista de classificados no processo seletivo realizado no final de 2009.

As matrículas serão feitas nos dias 18,19,22 e 23 de março, no Campus Planaltina. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Escolar pelo telefone (61) 3905 5408.

LISTA DE CONVOCADOS:


1 ANA CAROLINA DE ABREU BATISTA

2 ANDRÉA COUTO NOGUEIRA PINTO

3 JACSON DO NASCIMENTO SANTOS

4 JEANDRO HOROZINO LEAL

5 JOÃO ELOI DE OLIVEIRA FRADE

6 JULIANA SANTOS OLIVEIRA

7 MARLY VIDAL DE OLIVEIRA

8 MILTON AMAURI BRITO MCHADO

9 NEIDE DE SOUZA VIEIRA

10 OVANDIR MORCELI

11 RONI RUFINO ALVES

quinta-feira, 11 de março de 2010

Terra Madre Brasil 2010

A segunda edição do Terra Madre Brasil será realizada de 19 a 22 de março de 2010, no Complexo Cultural da FUNARTE em Brasília. O encontro será Realizado pelo SLOW FOOD, em parceria com: SDT, FIDA e MINC e com a colaboração de Educação em foco, Instituto Morro da Cotia e REGIONE VENETO

Participarão ao encontro 550 convidados representantes da rede do Terra Madre no Brasil. Durante os quatro dias do evento serão realizadas atividades práticas e de discussão como oficinas da terra (workshops), seminários, debates e conferências, oficinas do gosto, feira e exposição de produtos da agricultura familiar e do “artesanato culinário”.

Veja mais informações:

http://www.slowfoodbrasil.com/


O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.

COMEÇARAM AS AULAS 2010!!!!

       
          No dia 08/03/2010 começaram as aulas da primeira turma do CST-Agroecologia. A turma foi recebida com muita expectativa pela equipe do campus Planaltina, que apresentou o curso e as estruturas do campus para os estudantes. 


        A recepção contou a presença do Reitor do IFB Aléssio Trindade de Barros e da Diretora do campus Planaltina Ivone Maria Elias Moreyra, e também com apresentações artísticas (teatro e música).


         O colegiado de Agroecologia agradece aos envolvidos na recepeção dos estudantes, que demonstraran-se bastante empolgados com as boas vindas.

terça-feira, 2 de março de 2010

Educação do Campo e suas contribuições para o nosso curso de Agroecologia

       No dia 24/02/2010, assistimos a apresentação do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com  as profesoras Lais Mourão e Anna Isabel da Faculdade UnB de Planaltina. O curso é uma graduação que forma professores do campo para o campo, e que tem como objetivo reverter o esvaziamento cultural e populacional do campo, por meio da formação de sujeitos capazes de produzir conhecimentos significativos para as suas realidades.

     A apresentação deu continuidade para a preparação dos servidores para o ano de 2010, e trouxe elementos que alimentaram o debate sobre qual "escola" queremos, e reforçou a parceria que ja existe entre o IFB e a Faculdade UnB de Planaltina.

    Agradecemos a participação das professoras, e desejamos ampliar cada vez mais esta parceria que nos ensina muito como ser professores transformadores e colaboradores com os povos do campo.

Reunião preparatória para o II Seminário Regional de Agroecologia (DF e entorno)

o dia 23/02/2010 ocorreu a primeira reunião preparatória para o II Seminário Regional de Agroecologia (DF e entorno) na sede da EMATER. Estiveram presentes representantes da EMATER, Ministério da Agricultura e Pecuária, Faculdade UnB de Planaltina, Secretaria de Educação do DF, Escola da Natureza, IFB, Associação de Agricultores Ecológicos do DF, Secretaria de Agricultura do DF e das EMBRAPA CENARGEM e CERRADOS.

Na reunião foi feito o repasse da avaliação do I seminário, realizado em 2008, no qual participaram 314 pessoas além das envolvidas na organização. Após o repasse, foram sugerias comissões e datas para a realização do evento.

O II Seminário ocorrerá em Novembro de 2010, e será uma atividade muito importante para o curso de Agroecologia do IFB, pois servirá de preparação para a participação no congresso brasileiro que ocorrerá em 2011.